Município de Maputo:  dívidas comprometem recolha de lixo

Município de Maputo:  dívidas comprometem recolha de lixo

O Município de Maputo não  está a recolher  lixo em alguns bairros devido à falta de dinheiro para pagar dívidas a empresas prestadoras do serviço.

Um cenário que tem transformado esses bairros em autênticos depósitos de lixo o que atenta a saúde pública dos munícipes.

Entretanto, o vereador de Infra-Estruturas e Salubridade, João Munguambe diz que o problema é do conhecimento do Munícipe, mas neste momento pouco se pode fazer para a liquidação das dívidas devido a limitações financeiras.

“Apesar de reconhecermos essa dívida temos também despesas correntes, além de gerir dívidas antigas, temos que arranjar orçamento para gerir contas actuais e anteriores” esclareceu Munguambe, citado pelo “O Pais”.

Munguambe diz ainda que o dinheiro pago pelos munícipes na taxa de lixo é pouco para cobrir as despesas de recolha dos resíduos e acrescenta que os munícipes têm criado demasiado lixo, o que demanda novas estratégias de recolha.
Na cidade de Maputo, os bairros de Chamanculo, Maxaquene e Munhuana são os mais críticos em termos de convivência com o lixo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.