As Nações Unidas calculam que os actos de suborno criem danos na economia mundial em estimados em 2,6 triliões de dólares todos os anos. O valor corresponde a cerca de 5% do Produto Interno Bruto, mundial.
O Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc alerta que a prática pode corroer as funções públicas básicas e a qualidade de vida das pessoas, privando-as dos seus direitos e do acesso aos serviços.
A corrupção também empobrece países e permite que o crime organizado, o terrorismo e outras actividades ilegais floresçam.
“A corrupção abrange uma enorme gama de actividades, incluindo o uso indevido do poder, cargo ou autoridade pública para benefício privado, por meio de suborno, extorsão, tráfico de influência, nepotismo, fraude ou peculato” publicou a ONU.
As constatações foram publicadas hoje, no âmbito do Dia Internacional contra à corrupção, celebrado este ano sob o lema: Unindo-se com os jovens contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã.
A ONU entende que os cerca de 1,9 mil milhões de jovens no mundo (1/4 da população mundial) podem ser a /força para combater a corrupção perspectivando o futuro.
Deixe uma resposta