Mudanças climáticas: o novo elo de cooperação China-EUA

O presidenta da China, Xi Jinping, disse, hoje, que as mudanças climáticas são de tal importância que podem trazer uma nova configuração nas relações entre o seu país e os Estados Unidos da América (EUA), uma vez que os dois países estão em transição para uma economia ecológica e de baixo carbono.

O presidente chines fez as observações no decursos de uma reunião virtual com o seu homólogo dos EUA, Joe Biden.

Na ocasião, prometeu que o seu país vai realizar os maiores cortes significativos na intensidade de emissão de carbono a nível mundial dentro do menor prazo, uma tarefa que exigirá esforços de grandes dimensões.

“A China cumpre o que diz”, disse, indicando que a conservação ecológica tornou-se um conceito popular e um consenso social na China.

Observando que a China ainda é o maior país em desenvolvimento do mundo, Xi disse que todos os países precisam defender o princípio das responsabilidades comuns, mas diferenciadas, e encontrar um equilíbrio entre lidar com as mudanças climáticas e proteger os meios de subsistência.

Por outro lado, o chefe de estado chinês apelou aos países desenvolvidos para que se mantenham decididos em cumprir com as suas responsabilidades e obrigações e mantenham a consistência em políticas.

“O que o mundo precisa é de mais solidariedade e cooperação”, assinalou Xi.

Partilhar este artigo