Moçambique recebeu esta terça-feira 720 mil doses da vacina Covishield contra o novo coronavírus. Trata-se de doses doadas no âmbito do mecanismo Covax promovido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o novo lote recebido esta terça-feira faz parte de um total de 17,8 milhões de doses esperadas no país, no âmbito da iniciativa Covax.
O Ministério da Saúde (MISAU) recebeu ainda 14 245 máscaras N95 e 11 400 luvas doadas pela empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), além de outras 20 mil máscaras reutilizáveis entregues pela Good Neighbors, uma organização não-governamental internacional fundada na Coreia do Sul.
De acordo com os últimos dados avançados pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, 7,8 milhões de pessoas foram imunizadas com pelo menos uma dose da vacina contra o novo coronavírus no país, das quais 5,4% estão completamente vacinadas.
Contudo, nesta segunda-feira, Filipe Nyusi alertou para a evolução preocupante da taxa de positividade semanal no país, que subiu de 0,4% para 24,5% nas últimas quatro semanas e referiu que mediante a evolução dos dados poderão ser tomadas “medidas mais drásticas”.