Moçambique quer ser exportador de mercadorias processadas

Moçambique quer ser exportador de mercadorias processadas

O governo pretende mudar o cenário actual para Moçambique passar de um país exportador de mercadorias não processadas para vendedor de produtos com valor agregado no mercado internacional.

Para efeito, o Executivo, através do Programa Nacional Industrializar Moçambique (PRONAI), está a atrair investimento para projectos em diferentes áreas, com destaque para o agro-processamento e transformação industrial de produtos agrícolas que o país produz.

A informação foi avançada esta terça-feira, ao jornal Notícias, em Maputo, pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, na abertura de um seminário destinado a assegurar o envolvimento dos órgãos locais na implementação da iniciativa.

Segundo Moreno, para além da diversidade de produtos de que o país dispõe, é preciso fazer, com a necessária cautela, a escolha das áreas prioritárias para que não haja desperdício das oportunidades de investimentos neste processo.

“A eficácia da implementação de projectos no âmbito deste programa está associada ao esforço que, de forma activa e integrada, deve ser assegurado para atrair investidores e financiadores”, afirmou Silvino Moreno.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.