Moçambique quer colher experiência do Cazaquistão na gestão de recursos minerais

Moçambique quer colher experiência do Cazaquistão na gestão de recursos minerais

Moçambique quer tirar proveito da experiência do Cazaquistão na exploração e gestão de recursos minerais estratégicos e inovação tecnológica para potenciar o desenvolvimento destas áreas no país.

O facto foi avançado hoje, quarta-feira (16), em Maputo pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cerimónia de credenciação do primeiro Embaixador do Cazaquistão em Moçambique.

Numa publicação da Rádio Moçambique, o chefe de Estado moçambicano disse que a localização daquele país, na Ásia Central, traz igualmente a possibilidade de Moçambique aumentar as transacções comerciais com aquele continente.

Ainda hoje, o Presidente da República recebeu cartas credenciais da primeira representante diplomática da República Dominicana em Maputo, com quem Moçambique espera cooperar em quatro áreas, em particular.

O Presidente da República disse que as relações diplomáticas entre Moçambique e o estado Dominicano vão dinamizar a cooperação económica e política existente.

Filipe Nyusi disse ainda que “a cooperação económica deve-se traduzir no bem-estar dos povos dos dois países”. “As relações diplomáticas com a República Dominicana podem despertar novas áreas de interesse comum”, ressalvou o estadista moçambicano.

Na mesma cerimónia, o Presidente da República recebeu cartas credenciais de representantes diplomáticos da Somália, Mauritânia, Chile, Venezuela, Coreia e Colômbia.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.