Moçambique projecta cerca de 30 mil toneladas de GPL por ano a partir de 2024

Moçambique projecta cerca de 30 mil toneladas de GPL por ano a partir de 2024

O Governo moçambicano projecta produzir cerca 30 mil toneladas de Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), (gás de cozinha), a partir de 2024. A informação foi revelada ontem, durante a abertura da 8ª Cimeira e Exposição de Gás e Energia de Moçambique, um evento de dois em curso em Maputo.

Segundo anunciou ontem, o ministro de Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, isso irá permitir uma redução em cerca de 60 por cento das importações, permitindo, deste modo, o uso dos recursos financeiros em outras áreas prioritárias para a economia nacional.

“Em relação da Bacia de Moçambique, importa destacar a alocação do gás do PSA [Projecto de Partilha e Produção de Gás Natural] e reafirmar que, a partir de 2024, Moçambique passará a produzir, anualmente, cerca de 30 mil toneladas de GPL”, disse Carlos Zacarias, citado pela AIM.

A luz dos avanços que o país regista no sector energético, o ministro diz que o governo já está a adoptar mecanismos para a redução das emissões de carbono e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Nesse contexto, disse o ministro, o gás natural, em particular, fornece uma alternativa de transição energética segura, devidos as suas vantagens como uma fonte energética menos poluente.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.