Moçambique já perdeu 180 milhões de meticais devido a fraudes electrónicas

Moçambique já perdeu 180 milhões de meticais devido a fraudes electrónicas

O Banco de Moçambique (BdM) revelou, na última quinta-feira (01), que o país já perdeu cerca de 180 milhões de meticais na sequência de 39 mil fraudes electrónicas.

Segundo o administrador do pelouro de estabilidade monetária no BdM, Jamal Omar, que falava durante o primeiro seminário sobre fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamentos electrónicos, só de Janeiro a Maio deste ano, foram registadas oito mil fraudes electrónicas, que causaram perdas financeiras que atingiram cerca de 112 milhões de meticais.

Citado pelo jornal Evidências, Jamal Omar, revelou que o grosso das fraudes electrónicas registam-se nos pagamentos com moeda electrónica, seguida de transacções com cartões bancários e por internet banking, daí que defende que é imperioso implementar soluções para estancar este fenômeno.

“Como banco central, renovamos o nosso compromisso de assegurar a colecta e centralização de informação sobre as fraudes com recurso a meios de pagamento electrónico, de forma tempestiva, em sede da plataforma de denúncias, salvaguardando, sempre, o sigilo bancário que se impõe às instituições de crédito e sociedades financeiras”, acrescentou o administrador.

Na mesma ocasião, a Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou ter tramitado só no primeiro semestre deste ano, cerca de 286 processos-crime relacionados a burlas informáticas e telecomunicações.

Segundo a Procuradora-geral adjunta e chefe de departamento especializado para a área criminal da PGR, Amabélia Chuquela, “a cidade de Maputo e as províncias do Nissa e Zambézia a registaram, no período em referência, maior número de casos”.

A fonte afirmou que em relação às fraudes usando instrumentos e canais de pagamento electrónico, no primeiro semestre de 2024 foram tramitados um total de 508 processos com as províncias de Zambézia, Gaza e cidade de Maputo a registarem o maior número de casos.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.