Moçambique é o terceiro país africano com maior percentagem de vacinas administradas, abrangendo 27,2% da população com 18,9 milhões de doses, segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).
De acordo com os dados disponibilizados no seguimento da conferência de imprensa semanal do Africa CDC, e citados pela Lusa, a lista dos países africanos que mais administraram as vacinas recebidas é liderada pela África do Sul, que usou 91,5% das 29 milhões de vacinas recebidas, seguida de Marrocos, que deu uso a 90,5% das 53,6 milhões de vacinas recebidas.
Moçambique já dispõe das doses de vacinas contra a Covid-19 necessárias para imunizar toda a população adulta, meta prevista para o país, anunciou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, na quarta-feira.
“Temos já disponíveis no país quantidade suficiente de vacinação para toda a população elegível”, cerca de 16 milhões de pessoas, referiu, durante uma comunicação à nação sobre as restrições para prevenção da doença.
O Chefe do Estado disse que Moçambique serve de exemplo para o resto da África Austral por já ter alcançado metade da meta.