Os Ministros da Defesa de Moçambique, Cristóvão Chume, e da Tanzânia, Stergomena Tax, presidem um encontro de quatro dias, de hoje até sexta-feira, em Maputo, onde vão debater a cooperação militar entres as nações.
Nesta quarta sessão da Comissão Conjunta Permanente de Defesa e Segurança, estarão igualmente presentes especialistas dos dois países que vão avaliar os trabalhos desenvolvidas por ambas partes.
Além disso, o encontro vai servir para projectar futuros trabalhos nos domínios da Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado “bem como melhorar os mecanismos de cooperação”.
Moçambique e Tanzânia assinaram na quarta-feira da semana passada dois memorandos de entendimento, um na área da Defesa e outro sobre operações de resgate e salvamento. Os memorandos foram assinados na presença dos presidentes Filipe Nyusi, de Moçambique, e Samia Suluhu, da Tanzânia.
Segundo explicações de Filipe Nyusi, os dois acordos – onde o segundo complementa o primeiro – versam sobre o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado por fazer fronteira com a Tanzânia.
“Estamos cientes de que Moçambique e Tanzânia partilham uma extensa fronteira, são cerca de 800 quilómetros, a mais extensa da região. Por isso, temos a consciência de que temos de reforçar os mecanismos da nossa cooperação”, disse Samia Suhulu, durante a visita a Maputo.
A Tanzânia é um dos países que integra a SAMIM, missão militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com soldados a apoiar as tropas moçambicanas a combater a insurgência armada.
Apesar desse contribuo, de acordo com Nyusi, tal como o Ruanda, Moçambique poderá receber tropas tanzanianas para o mesmo fim, no âmbito da cooperação bilateral.
Deixe uma resposta