Já estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Fundo de Financiamento à Actividade Audiovisual e Cinematográfica (CONFIAAC).
A iniciativa visa impulsionar o sector audiovisual e cinematográfico nacional, disponibilizando fundos significativos para apoiar a produção, distribuição e exibição de conteúdos.
As inscrições estão abertas até 17 de Janeiro de 2025, proporcionando uma oportunidade única para cineastas e produtores explorarem seu talento e criatividade.
Segundo uma publicação do Jornal Mocambique, o programa de financiamento, lançado em outubro passado, reflecte o compromisso do Governo em melhorar as condições de produção audiovisual no país. Este movimento estratégico não apenas promove a criação artística, mas também procura gerar emprego e renda, especialmente para a juventude urbana que tem demonstrado grande interesse pelo sector.
Ao todo, o concurso financiará diferentes categorias, incluindo produção de curtas-metragens, documentários, videoclipes, bem como projectos voltados à distribuição e exibição de obras audiovisuais.
Na categoria de produção, serão apoiados quatro projectos de ficção de curta-metragem, cada um com valores até 600 mil meticais; dois documentários, com financiamentos de até 650 mil meticais cada; e quatro projectos de vídeos clipes, que receberão até 200 mil meticais por projecto, indica a publicação.
Na componente de distribuição, dois projectos serão contemplados com até 500 mil meticais cada. Por fim, na categoria de exibição, também serão financiados dois projectos para adaptação e reabilitação de edifícios, com valores de até 500 mil meticais.
A iniciativa também destaca-se pela inclusão de jovens cineastas, realizadores e produtores, promovendo uma nova geração de talentos no mercado cultural moçambicano.
Com a crescente demanda por conteúdo audiovisual e o potencial de expansão do sector, o CONFIAAC procura fortalecer a indústria e consolidar o papel da criatividade como motor de desenvolvimento económico e social no país.
O financiamento é iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo, através do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas(INICC).
Os interessados podem obter o formulário acessando um link disponibilizado pelo Ministério da Cultura e Turismo, até 17 de Janeiro próximo.
Deixe uma resposta