Minerais: Kenmare registou um aumento de produção na ordem de 342.000 toneladas no segundo trimestre

Minerais: Kenmare registou um aumento de produção na ordem de 342.000 toneladas no segundo trimestre

A Kenmare relatou uma produção de Concentrado de Minerais Pesados ​​(HMC) de 342.600 toneladas no segundo trimestre deste ano, um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Enquanto isso,  a produção de ilmenita de 238.600 toneladas aumentou 8%.

Quanto à produção primária de zircão chegou a 13.000 toneladas, um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

O total de embarques de produtos acabados foi de 234.700 toneladas, queda de 18% em relação ao mesmo período do ano passado, principalmente devido às más condições climáticas e à manutenção operacional adicional que limitou o tempo de embarque.

A empresa disse que viu uma demanda robusta por todos os seus produtos no segundo trimestre de 2024, especialmente por ilmenita, que é usada na produção de tintas, papel e plástico.

A Kenmare observou que os preços spot da ilmenita permaneceram relativamente estáveis ​​durante o primeiro semestre do ano, mas seu preço médio recebido diminuiu ligeiramente no Q2 em comparação ao Q1 de 2024, devido a algumas remessas que rolaram do Q4 de 2023, quando os preços estavam mais fortes. Apesar disso, os preços no primeiro semestre do ano ficaram acima das expectativas da mineradora.

Os produtores de pigmentos chineses continuaram a produzir em níveis recordes durante o trimestre e a demanda pela ilmenita da Kenmare também foi impulsionada por um aumento nas taxas operacionais entre os produtores de pigmentos na Europa e nos EUA para atender à demanda subjacente mais forte, bem como algum abastecimento de matérias-primas de titânio.

As especulações em torno de possíveis impostos sobre pigmentos chineses que entram na União Europeia deram ainda mais suporte à demanda e aos preços dos pigmentos europeus, acrescentou.

A Kenmare disse que o fornecimento global de matérias-primas de titânio continua suficiente para atender à demanda, com novos suprimentos de produtores chineses em países africanos enviando concentrados para processamento na China.

Mas isso foi parcialmente compensado pela suspensão das operações em Serra Leoa e pelo contínuo esgotamento dos recursos minerais no Quênia.

Enquanto isso, o mercado de zircão permanece relativamente estável. A demanda por areia de zircão melhorou na Europa, particularmente da indústria cerâmica. O zircão é usado para fazer pigmento de titânio pela indústria química.

A Kenmare disse que continua a ter uma demanda robusta por seus concentrados na China devido à qualidade dos produtos contidos.

Conforme anunciado anteriormente, o diretor administrativo da Kenmare, Michael Carvill, deve deixar seu cargo executivo e no conselho em 14 de agosto, e a Kenmare disse hoje que o processo para encontrar seu sucessor está se aproximando da conclusão, acrescentando que fornecerá uma atualização antes dos resultados provisórios.

No mês passado, a Kenmare relatou uma fatalidade em sua Mina Moma depois que um operador de escavadeira empregado por um de seus contratados se envolveu em um incidente fatal durante o turno da noite.

Ele fazia parte de uma equipe de funcionários contratados que estavam estabelecendo uma nova área de mineração seca para as operações do WCP A. As investigações descobriram que sua morte estava relacionada a atividades fora do curso normal das operações e a Kenmare disse que está cooperando totalmente com as autoridades.

Fonte: RTÉ

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.