A Vale Moçambique anunciou ter investido, no ano passado, mais de 290 milhões de meticais na aquisição de produtos e serviços a empresas nacionais.
Em comunicado, a Vale refere que o investimento, cujo objectivo é reforçar a aposta no conteúdo local, corresponde a 17% do total da verba direccionada às despesas da mineradora.
“Com base no seu compromisso com o conteúdo local, a Vale permite que haja maior inclusão na cadeia de valor das empresas estabelecidas em Moçambique, promovendo um desenvolvimento sustentável que beneficia a economia local”, refere a multinacional.
Pelo menos 52% dos fornecedores contratados em 2020 são empresas locais, segundo a fonte. “Todos os anos, a empresa realiza o ‘Vale Day’, uma iniciativa destinada a fornecedores e potenciais fornecedores para que possam visitar e conhecer as instalações da empresa, bem como todo o processo que envolve a produção do carvão mineral”, frisa-se.
O comunicado acrescenta que “ao conhecer o processo de produção do carvão, os fornecedores identificam as principais necessidades da empresa e, desta forma, conseguem elaborar propostas de procurement mais assertivas”.
Nos últimos 15 anos, a Vale investiu mais de 12 mil milhões de dólares na sua operação em Moçambique, tendo garantido cerca de 20 mil postos de trabalho. Actualmente, a empresa emprega 13 mil trabalhadores, entre directos e indirectos.
Deixe uma resposta