Matola-Rio: Mozal constrói pontecas orçadas 71,6 milhões de meticais

Matola-Rio: Mozal constrói pontecas orçadas 71,6 milhões de meticais

A Mozal acaba de reafirmar o seu compromisso na construção de infraestruturas para o desenvolvimento comunitário na província de Maputo.

Esta terça-feira, a empresa lançou um projecto de construção de duas pontecas no troço da estrada que liga Beluluane ao bairro de Chinonanquila, km 16.

Avaliadas em 71.6 milhões de Meticais, valor integralmente financiado pela Fábrica de Fundição de Alumínio – Mozal, as obras irão beneficiar cerca de 71 mil pessoas residentes nos bairros Djonasse e Djuba, no Município da Vila da Matola-Rio, província de Maputo.

De acordo com uma nota informativa, a construção destas infraestruturas vai melhorar a transitabilidade rodoviária para as comunidades locais, principalmente em períodos chuvosos, além de impulsionar o desenvolvimento económico da região. Por outro lado, uma vez a via transitável, irá reduzir o fluxo ao longo da estrada da Mozal, permitindo maior flexibilidade do trânsito.

O Presidente do Conselho Municipal da Matola-Rio, Abdul Gafur Momade Issufo, dirigiu a cerimónia de lançamento do projecto e sublinhou que a construção destas infraestruturas é crucial para assegurar a conexão contínua das famílias nos bairros Chinonanquila, Djuba, Djonasse, Beluluane e não só.

“Este investimento não só melhora a qualidade de vida da nossa população, mas também impulsiona o desenvolvimento da nossa Vila e representa o nosso firme compromisso em garantir melhores condições e de segurança para todos os nossos munícipes.

Sabemos que durante o período chuvoso muitas comunidades enfrentam sérias dificuldades de circulação ficando isoladas e vendo a sua rotina diária profundamente afectada. Como Município temos o dever de encontrar soluções concretas para minimizar esses desafios.

Foi com esse propósito que o Município da Matola-Rio firmou uma parceria estratégica com a empresa Mozal para a construção destas duas pontecas sobre a estrada KM16 Beleluane”.

Samuel Samo Gudo, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Mozal disse que o projecto integra-se no âmbito da estratégia de Responsabilidade Social da empresa, e visa responder às dificuldades enfrentadas pelas comunidades durante o período chuvoso.

“Em Março de 2024, tivemos conhecimento de que as chuvas causaram inundações na estrada KM16-Beluluane, afetando grande parte das comunidades dos bairros de Djuba e Djonasse. Esta situação gerou sérias dificuldades de mobilidade, comprometendo o acesso a serviços essenciais como transporte, saúde e educação, além de limitar a circulação de bens e serviços, impactando a dinamização da economia local.

Sensibilizada por esta situação, a Mozal uniu esforços com o Município da Matola-Rio para buscar uma solução sustentável. Em conjunto, identificamos a necessidade de construir duas pontecas nos

pontos críticos da estrada KM16-Beluluane para minimizar os impactos das inundações e garantir a mobilidade segura de pessoas e bens”, afirmou o PCA da Mozal.

O secretário do bairro Djonasse, Vitorino Sitoe, saudou a iniciativa e afirmou, na ocasião, que o projecto vai aliviar os desafios enfrentados pela população nos dois bairros abrangidos, sobretudo e períodos chuvosos.

“Quando chove é praticamente impossível transitar em alguns pontos desta via, por sinal, os mesmos que vão beneficiar das obras. Agradecemos à Mozal pela iniciativa”.

Com a duração de aproximadamente seis meses, as obras compreendem a construção de raíz, de duas pontecas, sendo uma no bairro de Djonasse e a outra no bairro de Djuba. Cerca de 80 postos de trabalho serão criados na fase de construção das infraestruturas.

Desde a sua implantação em 1998, a Mozal tem sido um parceiro presente no dia-a-dia das comunidades circunvizinhas, ouvindo e actuando para melhorar a qualidade de vida das mesmas. E esse compromisso continua intacto, reflectindo-se em investimentos estratégicos em quatro áreas-chave para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente:  Educação e Liderança, Saúde e Bem-Estar, Participação Económica, Resiliência e Recursos Naturais.

Todas as iniciativas nestas áreas são desenvolvidas e implementadas em conjunto com o governo e outros parceiros, garantindo que as soluções implementadas respondam às necessidades reais das comunidades.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.