Os Estados Unidos elevaram na última quinta-feira (19), o seu nível de alerta contra viagens para Moçambique, afirmando que os protestos podem tornar-se, rapidamente, violentos.
Moçambique preparam-se para uma potencial escalada de protestos, após o anúncio de que o Conselho Constitucional (CC) irá revelar na próxima segunda-feira (23), a decisão sobre os resultados das eleições de 09 de Outubro.
Os resultados apresentados estão na origem de dois meses de violentos protestos e dura repressão policial liderados pelo candidato presidencial do PODEMOS, Venâncio Mondlane, que diz ter ganho a eleição. Segundo uma publicação da VOA, pelo menos, 130 pessoas já perderam a vida.
O candidato presidencial do PODEMOS ameaçou, na última segunda-feira (18), “caos” se o CC validar os resultados iniciais, que apontam que ele ficou em segundo lugar, contra Daniel Chapo, o candidato do partido no poder, a Frelimo. “Se for uma mentira eleitoral, vamos levar o país ao precipício, ao caos e à desordem”, avisou Mondlane através de uma live na sua conta social Facebook, frisando que “o país está nas vossas mãos”.
“Se conseguirmos a verdade eleitoral, iremos para a paz”, frisou Mondlane.
(Foto DR)
Deixe uma resposta