Manica: Manifestantes vandalizam Reserva Nacional de Chimanimani

Manica: Manifestantes vandalizam Reserva Nacional de Chimanimani

Dezenas de pessoas invadiram e destruíram, na segunda-feira, 9, acampamentos da Reserva Nacional de Chimanimani, na província de Manica, alegadamente por não obterem qualquer benefício da exploração de ouro. Dizem que as elites ligads ao poder são as que tiram maior proveito das riquezas.

Entre os beneficiários estariam pessoas da família nuclear do Presidente da República, Filipe Nyusi. Um dos filhos é apontado como a figura da linha da frente nos benefícios restritos.

Informações em nosso poder indicam que, por outro lado, o grupo invasor pretendia libertar dois garimpeiros detidos, há cerca de dois dias, no parque.

Fontes partilharam com o MZNews imagem de bens reduzidos a cinzas e outros vandalizados em decorrência da invasão dos revoltados.

O administrador do distrito de Sussundenga, Tomás Razão, explicou que a rebelião dos garimpeiros terá sido originada pela actuação de fiscais do parque, e as autoridades investigam agora se houve excessos.

O sociólogo Abílio Mandlate diz que o modelo de exploração dos recursos naturais em Moçambique não é inclusivo, o que gera insatisfação com os recursos extraídos das suas terras.

As manifestações ocorrem um pouco por todo o país em protesto aos resultados eleitorais que deram vitória à Frelimo e ao seu candidato, Daniel Chapo, mas também o povo reclama a falta de oportunidades de emprego, as desigualdades sociais, num país que é extremamente rico em recursos naturais. (Fonte de apoio: VOA)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.