As obras de construção e ampliação da nova ponte sobre o rio Metuchira, na N6, localizada na N6, em Inchope, distrito de Gondola, em Manica, estão a 95% de execução, prevendo-se que sejam concluídas e entregues na primeira quinzena de Setembro.
A garantia foi dada pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, que se inteirou, recentemente, da execução da empreitada, tendo ficado satisfeito com os trabalhos.
Na ocasião, Carlos Mesquita, citado pelo jornal Notícias, afirmou que “a ponte é de extrema importância para o país e insere-se na aposta do Governo na provisão de infra-estruturas para promover o desenvolvimento”.
A ponte terá duas estruturas, sendo uma antiga e estreita e outra mais recente e maior, o que vai impulsionar a economia, porque a via irá facilitar o transporte de pessoas e mercadorias de e para os países vizinhos.
Para o Executivo, com a nova ponte poderá se reduzir os acidentes de viação que se registam sistematicamente, motivados, em parte, pelo facto de a antiga ser estreita e localizar-se numa curva. Assim, a expectativa é que o tráfego no Corredor da Beira flua.
“A ponte terá impacto positivo no desenvolvimento da região, abrindo novas oportunidades de negócios, o que estimulará o crescimento do comércio na SADC”, explicou o ministro, acrescentando que a fluidez do trânsito irá beneficiar não apenas a comunidade de Gondola, mas também a província de Manica e outros utilizadores da N6.
A construção da ponte sobre o rio Metuchira é financiada pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) como parte dos esforços de reconstrução pós-ciclones.
(Foto DR)
Deixe uma resposta