Uma pessoa perdeu a vida na tarde de sábado (09) na sequência de confrontos que envolveram a Polícia da República de Moçambique (PRM) e os residentes do posto administrativo de Matsinho, no distrito de Vanduzi, na província de Manica.
O facto foi revelado este domingo (10) pelo porta-voz da PRM, em Manica, Mateus Mindu, sublinhando que a vítima mortal cuja identidade não foi revelada foi atingida por uma bala durante os confrontos.
Segundo o porta-voz da PRM, citado pela AIM, a violência foi causada por um grupo de populares que exigia a libertação de dois indivíduos detidos pela polícia.
“A população queria linchar dois indivíduos que estão sob custódia policial indiciados de terem assassinado um moto-taxista e roubado a sua motorizada. Contudo, para exigir a libertação destes indivíduos, a população começou a arremessar pedras para o posto policial”, explicou o porta-voz.
Em resposta, a corporação efectuou disparos para o ar para dispersar a multidão que ameaçava assaltar a unidade da polícia em Matsinho.
“Durante os confrontos, um cidadão foi atingido por uma bala e perdeu a vida. O objectivo da corporação era mesmo proteger os dois indivíduos detidos para que sejam responsabilizados pelo crime de que são indiciados. De nenhuma forma podemos deixar que a população tire a vida de um cidadão”, afirmou Mateus Mindu.
Na sequência dos tumultos, a Polícia da República de Moçambique efectuou detenções para responsabilizar todos indivíduos que estiveram a liderar a confusão.
Deixe uma resposta