Pelo menos 20 pessoas perderam a vida e outra três contraíram ferimentos na tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de viação ocorrido na Estrada Nacional número sete (EN7), no distrito de Barue, na província de Manica.
O sinistro foi de tipo choque entre viaturas, envolvendo um transporte de passageiros e um camião de longo curso.
A viatura de passageiros circulava no sentido Catandica, sede do distrito de Báruè, com destino a vila de Guro.
O administrador do distrito de Báruè, David Franque, que confirmou o sucedido na tarde de hoje, explicou que o acidente foi causado por fraca visibilidade devido às queimadas descontroladas nas bermas da Estrada Nacional número sete.
No embate, a viatura capotou, tendo causado a morte imediata de 20 pessoas e o ferimento de outras três.
“O camião estava estacionado e o motorista da viatura de passageiros, devido à fumaça provocada pelas chamas, perdeu o controle do veículo que foi contra o camião, tendo de seguida capotado. No local encontramos 20 vítimas mortais e os corpos foram transportados para a morgue do Hospital Distrital de Catandica”, contou David Franque, citado pela AIM.
“O veículo de passageiros pegou fogo e parte dos passageiros morreu carbonizado. Tentamos socorrer os passageiros, mas foi quase em vão porque as chamas eram intensas. Foi um choque frontal. Apenas três pessoas é que saíram com vida e estão a ser assistidas no Hospital Distrital de Catandica”, disse Franque.
“Neste momento decorre o trabalho de identificação e comunicação aos familiares das vítimas. Nosso apelo é que os automobilistas sejam mais cuidadosos quando se fazem à estrada. As pessoas também não devem fazer queimadas descontroladas na via pública sem obedecer às regras, porque pode colocar em perigo a vida dos utentes da via”, adiantou.
Este é o segundo acidente na província de Manica, este ano, com o registo de elevado número de mortos.
O primeiro ocorreu na vila distrital de Gondola, onde nove pessoas perderam a vida e outras 15 contraíram ferimentos na sequência do despiste de um camião de carga próximo a um mercado.
As vítimas foram, na sua maioria, jovens mototaxistas e vendedores de milho, ao longo da Estrada Nacional número seis (EN6).
Deixe uma resposta