A selecção moçambicana de futebol saiu da lista das quatro melhores segundas classificadas entre os nove grupos da Zona Africana de Qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá, depois de concluída a disputa da sexta jornada.
Segundo uma publicação do jornal Desafio, o facto é a consequência da pesada derrota sofrida na quarta-feira, diante da Argélia (5-1), em jogo da sexta jornada do Grupo “G”, que fez com que deixasse escapar a liderança repartida com as “Raposas do Deserto”, agora isolados na frente da classificação com 15 pontos.
“Significa que, se a fase de apuramento tivesse chegado ao fim, os Mambas estariam afastados de disputar o play-off que manteria viva a possibilidade de se qualificar ao Mundial de 2026”, refere a mesma publicação.
No final da primeira volta, recorde-se, Moçambique estava em segundo lugar entre os quatro melhores segundos classificados. À sua frente só estava o Gabão, também com 12 pontos, mas com melhor saldo de golos, pois tinha cinco positivos, frutos de 10 marcados e cinco sofridos. Em terceiro e quarto lugares entre os melhores segundos classificados estavam a Namíbia (11) e Madagáscar (10), respectivamente nos grupos “H” e “I”.
Refira-se que, enquanto os vencedores dos nove grupos da CAF se apuram directamente ao “Mundial”, os quatro melhores segundos classificados disputam um play-off do qual o vencedor apura-se ao outro play-off, no qual enfrentará representantes de cinco confederações. Será, finalmente, o vencedor desse segundo play–off que se tornará a 48.ª e última equipa apurada ao “Mundial” de 2026.
(Foto DR)
Deixe uma resposta