Mais de 56 mil pessoas de 29 países já beneficiaram do visto electrónico para efeitos de turismo e negócios desde o início, em Dezembro de 2022, da implementação da medida 13, do Pacote de Aceleração Económica (PAE), até Março último.
Esta medida permite a isenção de vistos para cidadãos de 29 países e a concessão de permissão de entrada no território nacional de investidores estrangeiros com períodos mais alargados, visando flexibilizar a sua permanência, valorizar a marca Moçambique, tornando o país destino mais competitivo e incrementar o fluxo turístico.
As medidas do PAE gravitam em torno de dois grandes vectores, pacote fiscal e de estímulo à economia e medidas para a melhoria do ambiente de negócios, boa governação e transparência.
De acordo com o mais recente balanço citado pelo jornal Notícias, neste período de vigência da medida, o investimento estrangeiro aprovado registou um aumento de trinta por cento, tendo atingido um valor estimado em 16,7 milhões de dólares.
No topo da lista de países que beneficiaram de visto electrónico está a Índia, Paquistão e Brasil. Já as nações beneficiárias de isenção de visto encontram-se Portugal, China e Estados Unidos da América (EUA).
Refira-se que é tendo em conta os indicadores de evolução do movimento turístico, que se propõe agora, o alargamento dos países abrangidos pela isenção de vistos, de modo a apostar em novos segmentos, melhorar a qualidade do destino, bem como criar mais facilidade e mobilidade de turistas e visitantes que pretendam escalar o país para fins de turismo e negócios.
(Foto DR)
Deixe uma resposta