A ex-atleta moçambicana, recordista dos 800 metros femininos, Maria de Lurdes Mutola, vai ser homenageada em Eugene, Estado de Oregon, nos Estados Unidos da América.
Esta será a segunda vez que a “menina do ouro” é homenageada na cidade que viveu mais de 16 anos.
A homenagem da Maria de Lurdes Mutola é uma forma de eternizar os seus feitos na Prefontaine Classic, uma prova anual em Oregon, que a moçambicana venceu todas as edições enquanto vivia naquela cidade.
De acordo com uma publicação do “O País” para homenagear a atleta, por sinal a mais vencedora do The Prefontaine Classic, os organizadores vão dedicar oficialmente as corridas femininas de 800 metros deste ano e de todos os anos futuros a Maria Mutola.
O “Mutola 800m” no The Prefontaine Classic promete continuar a receber alguns dos atletas de meia distância mais rápidos do mundo a cada ano e homenageia o evento escolhido por Mutola.
De recordar que Maria de Lurdes Mutola venceu 16 corridas no The Prefontaine Classic ao longo de sua carreira, com 12 dessas vitórias terem acontecido nas provas dos 800 metros.
“Quando pensamos em domínio atlético no The Prefontaine Classic, Maria Mutola é sempre uma das primeiras atletas que vêm à mente”, disse o co-director do Pre Classic, Jody Smith, citado na publicação. “Estamos honrados em continuar o legado que ela construiu como uma das maiores corredoras de meia distância da era por meio desta dedicação ao evento”, acrescentou.
Em 1990, Maria de Lurdes Mutola mudou-se para Oregon como parte do Programa de Solidariedade Olímpica e frequentou a Springfield High School, localizada a três milhas e meia (pouco mais de sete corridas de 800m) de Hayward Field.
Mutola mudou-se de volta para a África do Sul no início dos anos 1990, mas ainda era treinada por Margo Jennings, sua treinadora do ensino médio enquanto corria para os Millers.
A medalhista de ouro dos 800 metros dos Jogos Olímpicos de Sydney de 2000 também tem três títulos do Campeonato Mundial de Atletismo no mesmo evento e detém sete medalhas de ouro do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor.
Sua corrida de 1999 de 2:30.94 minutos, na prova dos 1000 metros, ainda permanece como o recorde mundial de pista curta.
Esta e a segunda homenagem que é feita a Maria de Lurdes Mutola, nos Estados Unidos da América, sendo que a primeira teve lugar em Oregon, no ano 2022.
Imagem DR
Deixe uma resposta