LAM paga valores milionários com aluguer do avião de carga para estacionar

LAM paga valores milionários com aluguer do avião de carga para estacionar

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM)  pagaram mais de 70 milhões de meticais para alugar uma aeronave de carga que nunca chegou a funcionar. A aeronave não tinha certificação para voar no espaço aéreo nacional.

“A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique – comunica que a aeronave Boeing B737-300, adquirida para o transporte dedicado de carga foi retomada à procedência, pelo facto de não ter tido a certificação no território nacional”, indica a companhia aérea, num comunicado de imprensa.

Por sua vez, o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) explicou que o Boeing B737-300 não cumpriu os requisitos para certificação pelo facto do fabricante não considerar as alterações feitas no aparelho.

Informações que o MZNews teve acesso indicam que a LAM pagava, mensalmente, cerca de 93 mil dólares pelo aluguer da aeronave, cerca de cinco milhões de reais ao câmbio actual.

Feitos às contas do tempo em que a aeronave estacionou no Aeroporto Internacional de Maputo, (12 meses), a LAM desembolsou um milhão de dólares, cerca de 71 milhões de meticais ao proprietário do mesmo.

É mais um investimento falhado de uma empresa altamente endividada e que, ao que tudo indica, tem tentado a todo custo sacudir a crise com medidas pouco eficientes.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.