Sem muita margem de erro, pode-se afirmar que a Nigéria de há uns tempos para cá tem vindo a tornar-se o centro das atenções no que diz respeito ao desenvolvimento e investimento das start-ups ao nível de África.
Aliás segundo um relatório que avalia cada cidade com base em sua capacidade de criar ambiente que promova o crescimento digital, a Nigéria aparece em primeiro lugar no continente africano.
E foi a partir da Nigéria que a plataforma de pagamentos online, Paystack, expandiu e consolidou as suas operações para a África do Sul, isso após uma fase piloto de seis meses.
“A África do Sul é um dos mercados mais importantes do continente e a nossa presença ali é um passo importante na nossa missão de acelerar o comércio em África”, disse Shola Akinlade, CEO da Paystack.
“Estamos muito satisfeitos por continuar a desenvolver a infraestrutura financeira que reforça negócios ambiciosos em África, ajuda-os a crescer e conecta-os aos mercados globais”, acrescentou.
De referir que a start-up foi adquirida por 200 milhões de dólares pela empresa de tecnologia de pagamentos Stripe em 2020. A transação representa a maior aquisição de fintech na história da Nigéria.
Fundada em 2015 por Shola Akinlade e Ezra Olubi, a Paystack ajuda empresas em África a serem pagas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.
A empresa actuava na Nigéria e no Gana, antes de se expandir, agora, para a África do Sul.
No mercado queniano a start-up insurtech Lami conseguiu 1,8 milhões de dólares em financiamento inicial e o capital será usado para melhorar as capacidades da sua oferta e financiar a expansão da sua plataforma de seguros em toda a África.
Esta startup consiste numa plataforma que fornece aos utilizadores cotações de produtos de seguros de automóveis, médicos e outros em segundos e permite personalizar benefícios, ajustar prémios e obter documentos de apólice instantaneamente com sinistros pagos em tempo recorde.
“A força motriz para nós foi tornar o seguro amplamente disponível. Sentimos que implementar a infraestrutura tecnológica para facilitar a distribuição de seguros era a melhor maneira de aumentar o nível de penetração na África”, disse o CEO Jihan Abass.
Fundada em 2018 por Jihan Abass para “democratizar” os produtos de seguros no Quénia, a startup qualifica empresas como bancos, startups e organizações a fornecer produtos de seguro digital aos seus usuários.