Itália disponibiliza 100 M$ para projecto de transformação digital em Moçambique

Itália disponibiliza 100 M$ para projecto de transformação digital em Moçambique

O Governo italiano, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está a financiar a implementação do projecto “Digital Flagship for Africa”, uma iniciativa orçada em 100 milhões de dólares para apoiar a transformação digital em Moçambique.

O projecto faz parte de uma iniciativa mais ampla do programa Plano Mattei, que visa acelerar o desenvolvimento do continente que, nesta fase experimental, abrange quatro países africanos, nomeadamente Moçambique, Senegal, Costa do Marfim e Gana.

A iniciativa foi apresentada ontem (20), em Maputo, por Mauro Draoli, da Agência Digital da Itália, durante o Workshop sobre Pensamento Sistémico para a Transformação Digital.

Citado pela AIM, Mauro Draoli, referiu que a escolha do País resulta da necessidade de criar  Incubadoras Tecnológicas, em diferentes sectores chaves do governo e sector privado, criando um ambiente onde as startups emergentes nesta área poderão desenvolver as suas iniciativas e competências, no quadro do reforço da colaboração entre Moçambique e Itália no domínio da transformação digital.

“A Iniciativa “Digital Flagship for Africa” é implementado pela PNUD em colaboração com a Agência Italiana para a Digitalização, cujo objectivo é melhorar os serviços públicos digitais, reduzir o fosso digital e reforçar as capacidades digitais, ao nível das instituições”, disse Mauro Draoli durante a abertura do Workshop sobre Pensamento Sistémico para a Transformação Digital.

De acordo com a fonte, foi seleccionado um grupo das instituições públicas que operacionalizam os projectos do Governo relativos à inclusão e transformação digital, com o objectivo de buscar sensibilidades e avaliar oportunidades, para suporte bem como o financiamento das iniciativas da área.

Uma das instituições abrangida é o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM), que  tem vindo a implementar diversos projectos de inclusão Digital, incluindo as Praças Digitais, Internet nas Escolas, Bibliotecas Digitais, Alpendres de Televisão Digital para as Comunidades Rurais, Conectividade Rural, Expansão da Rede de Telefonia Móvel Celular para as zonas rurais, Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, e TV White Space, parte destes financiados através do Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU).

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.