Empresários e investidores alemães convidados a investir no sector de energia e financiar iniciativas que promovam o acesso à energia (sobretudo nas zonas rurais) de modo a impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento.
O convite foi feito durante uma mesa redonda, em Maputo, entre a Embaixada da Alemanha e representantes do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Eletricidade de Moçambique (EDM-EP), entre outros.
No discurso de abertura, Ronald Münch, Embaixador da República Federal da Alemanha em Moçambique destacou a pertinência do evento e frisou que Alemanha, assim como as empresas daquele país dispõem de uma tecnologia avançada e de grande reputação no sector energético que pode ser uma mais-valia para Moçambique.
Referiu que a Alemanha foi pioneira ao adopta acções concretas para a transição energética na Europa e as suas empresas, conjuntamente com as instituições moçambicanas, podem estabelecer sinergias e troca de experiências na implementação da Estratégia de Transição Energética de Moçambique cujo financiamento para a implementação está orçado em mais de 80 mil milhões de USD.
No evento, foi reconhecido igualmente o potencial energético que Moçambique dispõe, estimado para o sector hidroelétrico em 18,6 GW, solar em 23 TW, Eólico em 4,5 GW, biomassa em 1 GW e Geotérmico em 147 MW.
Deixe uma resposta