Neste momento, a partilha de links nas stories está reservada a páginas com pelo menos 10 mil seguidores, mas o Instagram está a testar a possibilidade de alargar esta funcionalidade a todos os utilizadores. O The Verge avança que a ideia é disponibilizar um sticker que pode ter um link associado, como acontece com as menções, por exemplo.
Quer isto dizer que o “swipe up” continua reservado a um grupo mais restrito de páginas, mas que a generalidade dos utilizadores poderá ter uma alternativa para também partilhar links de websites, por exemplo. Em termos de resultado final, a lógica é a mesma: deslizando ou clicando, quem vê a story é transportado para outro local.
Vishal Shah, head of Product do Instagram, adianta que, para já, é um teste pequeno, realizado somente com o propósito de compreender melhor como é que esta ferramenta seria (ou não) benéfica para os utilizadores. A equipa do Instagram vai analisar o tipo de links partilhados, prestando especial atenção a potenciais conteúdos de desinformação ou spam.
O mesmo responsável sublinha ainda que links sob a forma de stickers fazem mais sentido para o Instagram, em linha com o modo como a plataforma tem evoluído. «Este meio que é o sistema de futuro que gostaríamos de ter», conta, sublinhando que seria transversal a todas as contas – ou seja, o “swipe up” poderá estar próximo do fim.