INSS assiste vítimas dos ciclones Chido e Dikeledi em Nampula

INSS assiste vítimas dos ciclones Chido e Dikeledi em Nampula

Os pensionistas do sistema de segurança social obrigatória dos distritos afectados pelos ciclones Chido e Dikeledi, na província de Nampula, estão a beneficiar de um apoio disponibilizado pelo Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), desde o passado dia 21 de Março, cujo processo de entrega está a ser gradual.

Neste contexto, 41 pensionistas residentes nos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique já beneficiaram do apoio, cujas cerimónias de entrega realizaram-se na passada Sexta-feira, constituído por material de construção, nomeadamente chapas de zinco, cimento, barrotes, arame e pregos, visando fazer face aos estragos, reerguendo ou construindo as suas residências. Nesta primeira fase, foram identificados 56 pensionistas do sistema nos distritos da Ilha de Moçambique (30 pensionistas), Mossuril (11), Nacala-a-Velha (13) e Memba (2).

Segundo o jornal Rigor, a actividade em alusão está inserida no esforço governamental para mitigar o impacto causado por aqueles dois fenómenos naturais, neste caso através do Ministério do Trabalho, Género e Acção Social, viabilizado pelo Programa de Acção Sanitária e Social, implementado pelo INSS, no âmbito da sua responsabilidade social.

Estima-se que pouco mais de 300 pensionistas do INSS tenham sido assolados pelos ciclones em referência na província de Nampula. Entretanto, decorre um trabalho para o seu apuramento definitivo, através da identificação de mais pensionistas, levado a cabo por técnicos das delegações distritais e provincial do INSS, em coordenação com os governos locais.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.