O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) alerta para a ocorrência de seca moderada a severa para alguns distritos das províncias de Gaza (no Sul), Sofala e Tete (no Centro do país).
Falando no Fórum Nacional de Antevisão Climática, o meteorologista Bernardino Nhantumbo disse haver probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo do normal, de Outubro a Janeiro, que poderão afectar os distritos de Magude, Chibuto, Guijá e Mabalane, em Gaza, e de Caia e Chemba, em Sofala, assim como Changara em Tete.
Na mesma ocasião, Agostinho Vilanculos, da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, revelou que pelo menos três milhões de pessoas poderão ser afectadas por chuvas acima do normal que poderão ocorrer durante a próxima época chuvosa no país.
“Tratam-se de pessoas que se encontram em zonas propensas a inundações. Daquele número, cerca de 300 mil pessoas deverão necessitar de assistência, o equivalente a 10% do número de afectados”, explicou Agostinho Vilanculos, citado numa publicação do jornal Domingo.
Entretanto, na abertura deste Fórum Nacional de Antevisão Climática que decorre em Maputo, o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, assinalou que as mudanças climáticas representam um fenômeno que deve merecer a devida atenção.
Segundo Mateus Magala, o Canal de Moçambique tem sido atingido todos os anos por três a quatro fenómenos extremos com impactos devastadores para os diferentes sectores da economia. “Preocupa-nos o impacto devastador dos fenómenos extremos”,referiu o governante.
(Foto DR)
Deixe uma resposta