A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) anunciou, hoje, em Maputo, a existência de stock de produtos de consumo geral para satisfazer a demanda durante a Quadra Festiva.
Na última semana, a cidade de Maputo assistiu a uma escassez de frango, e relativamente a este produto, o porta-voz da INAE, Joaquim Langa, garantiu que durante a época festiva não haverá falta nos mercados.
“Até agora a informação que temos é que há stock suficiente… e está-se a trabalhar para importar esse produto [frango]” disse Langa, sem avançar a quantidade que será adquirida no mercado internacional.
Na mesma ocasião, o também Chefe do Departamento de Operações Educação, Cultura e Desportos da INAE, anunciou o lançamento da “Operação Kudjondissa” que visa a fiscalização e sensibilização dos agentes económicos para a observância das regras que regem as suas operações, com principal enfoque para a restauração e comércio geral.
A operação iniciou a 06 de Dezembro de 2021, e, na primeira semana, até 12 de Dezembro, a INAE inspeccionou 40 estabelecimentos de restauração nos distritos municipais Katembe e Kanyaka, e 13 unidades de comércio geral nos distritos “que nós consideramos problemáticos”, Kamaxaquene, Kamavota e Kamubukwana.
A INAE disse ainda que está a dedicar especial atenção à inspecção da venda de cimentos de construção, num trabalho conjunto com a Polícia da República de Moçambique e o Conselho Municipal da Cidade de Maputo.
Assim, naqueles distritos “problemáticos” constatou-se que os armazéns de venda de cimento de construção estão vulneráveis a intempéries e humidade, má conservação e inobservância das recomendações de armazenamento, bem como venda após a data de validade do tempo de armazenamento.