A Importadora Moçambicana de Combustíveis (IMOPETRO) assegura haver combustíveis líquidos suficientes para cobrir 22 dias, contrariando o cenário de escassez deste produto que se verifica no Centro e Norte do País.
Esta garantia surge num contexto em que alguns consumidores da cidade da Beira, por exemplo, enfrentam dificuldades na aquisição da gasolina, situação que prevalece há três semanas.
Segundo uma publicação do jornal Notícias, na cidade de Tete os automobilistas relatam escassez há dois meses, sendo que apenas uma bomba tem gasolina, o que pode resultar na ruptura de “stock” deste produto nos próximos dias.
Enquanto isso, em Chimoio, na província Manica, até quarta-feira pelo menos oito das 20 bombas de abastecimento não tinham combustível.
Face à situação, o porta-voz da IMOPETRO, Celso Banze, explicou que não se trata de dificuldade de importação ou reposição de produtos petrolíferos, pois “o regulamento desta área exige 22 dias de ‘stock’ e nós temos”. “Pode-se dar o caso de um e outro retalhista não ter o produto por algum motivo, mas nós não temos problemas com a gasolina, gasóleo e Jet no mercado”, sublinhou.
A fonte detalhou que o abastecimento de combustíveis continua a fluir, razão pela qual ainda ontem um navio estava atracado e a descarregar gasolina e gasóleo em Nacala.
(Foto DR)
Deixe uma resposta