O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou a nova ponte-cais da Ilha do Ibo, orçada em cerca de 330 milhões de Meticais.
O valor inclui a ponte cais de Búzi, na província central de Sofala, região severamente afectada pelo ciclone Idai.
Segundo escreve a AIM, a infra-estrutura foi concebida para impulsionar a economia e o turismo a nível da região da província de Cabo Delgado, norte de Mocambique.
O empreendimento, que representa um dos marcos do Programa de Reconstrução Pós-Ciclones Idai e Kenneth (PREPOC), foi financiado pelo Banco Mundial e pelo Governo de Moçambique.
A infra-estrutura de 60 metros de extensão foi reconstruída em estrutura metálica e revestida com madeira, incluindo uma ponte de acesso em betão, e praça da ponte.
A nova ponte cais de Ibo favorece a mobilidade entre as comunidades, facilitando o transporte de pessoas e bens, além de impulsionar o turismo e o comércio na zona.
A obra, que não só melhora a ligação entre Ibo e outras zonas de Cabo Delgado, também acalenta esperança de dias melhores para a população.
A inauguração da nova ponte cais simboliza a chegada de momentos considerados de glória para Cabo Delgado, numa altura em que a província, além do terrorismo que fustiga as populações locais desde 2017, enfrentou ciclones que destruíram infra-estruturas sociais e económicas, como pontes. (Fonte: AIM)
Deixe uma resposta