A Hollard-Agri, uma iniciativa inovadora de micros seguro da Hollard Moçambique, tem criado um impacto significativo na vida de 16 mil pequenos agricultores afectados pela seca, nas províncias de Manica, Sofala e Tete, respectivamente.
Lançado há um cerca de um ano, este micro seguros está a proporcionar uma cobertura essencial aos pequenos agricultores com base no custo das semente promovendo a sustentabilidade, resiliência e garantindo os seus meios de subsistência.
Para este produto, que cobre apenas o custo das sementes, a Hollard pagou sinistros de cerca de 10 milhões de meticais, na sequência de uma grave seca causada pelo fenómeno El Niño.
Israel Muchena, Diretor Executivo do Seguro Vida e Agricultura na Hollard Moçambique, afirmou que “o número de agricultores abrangidos, 16 mil, é ainda baixo quando comparado com os 4 milhões de pequenos agricultores em Moçambique.
Contudo, o que estamos a fazer até agora poderá servir como um estudo de base para o lançamento de um programa nacional com todas as partes interessadas no desenvolvimento do sector agrícola, que ainda não implementem medidas para proteger o agricultor e melhorar a sua resiliência”.
A estrutura do micros Seguros da Hollard foi concebida para ser acessível e económica, com prémios que tornam viável a participação dos agricultores.
A opção mais básica do referido seguro climático oferece protecção financeira no caso de seca severa ou extrema nas fases de germinação até à maturação das culturas.
O processo de pagamento é simplificado, accionado automaticamente por dados de satélite e por patamares de índices meteorológicos, garantindo um apoio financeiro atempado e sem procedimentos de participação de sinistros demorada.
Actualmente, cerca de metade dos agricultores abrangidos são provenientes de uma parceria específica, que inclui a oferta de seguros com a venda de sementes da empresa Phoenix Seeds Lda.
“No início da campanha agrícola, os agricultores compram as sementes seguradas, uma abordagem mais acessível, que tem funcionado muito bem”, enfatizou Muchena.
O relatório global da GermanWatch identificou Moçambique como um dos mais vulneráveis países no mundo aos riscos climáticos severos.
A agricultura é a espinha dorsal da economia de Moçambique, com grande parte da população dependente da terra e das condições climáticas para o seu sustento e rendimento. Com as alterações climáticas, aumentaram a frequência e a gravidade das secas, expondo os agricultores a riscos financeiros significativos.
Mais difícil se torna quando os agricultores não têm acesso a serviços financeiros, e os modelos de seguros tradicionais não têm satisfeito as necessidades destes, devido aos prémios elevados e a processos de participação de sinistros complexos.
A Hollard-Agri, o micros seguros das sementes, é o principal produto de seguro paramétrico da Hollard Moçambique, e busca assim optimizar as oportunidades de criação de valor e melhoria das condições de vida de comunidades e, ao mesmo tempo, acrescentando inovação ao mercado segurador moçambicano.
Deixe uma resposta