Hidrocarbonetos: INP lança apelo aos investidores para reinvestir em Cabo Delgado

O Instituto Nacional de Petróleo (INP) lançou ontem (30.05) um apelo aos investidores para a retoma  dos projectos de exploração de hidrocarbonetos na Bacia do Rovuma, Cabo Delgado.  

O INP informa que existem agora sinais sólidos de regresso à normalidade na vida social e económica de muitos distritos de Cabo Delgado, anteriormente afectados pela insurgência.

Falando perante gestores económicos e governantes, Esperança Maculuve, Administradora para o Desenvolvimento Institucional e Empresarial do INP, disse que a retoma da vida normal da população indica que estão reunidas as condições para o avanço dos projectos de gás, nomeadamente o GNL Moçambique na Área 1 e o GNL Rovuma na Área 4 da Bacia do Rovuma, que estão actualmente suspensos.

De acordo com uma nota do INP publicada no seu site, Maculuve incentivou a TotalEnergies e a MRV a retomarem as suas actividades o mais rapidamente possível, tendo em conta as consideráveis ​​e consistentes melhorias de segurança em Cabo Delgado.

Na Conferência de Energia e Indústria (MEIS), na cidade de Pemba, Maculuve destacou o papel crucial que as concessionárias das Áreas 1 e 4 da Bacia do Rovuma irão desempenhar na industrialização e desenvolvimento da região. Ela também observou que o Projecto Coral Sul, sob a liderança da petrolífera italiana ENI, está em produção desde Outubro de 2022, demonstrando o potencial significativo dos projectos de gás no país. (O País)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.