Helpo entrega seis salas de aula para ensino secundário em Cabo Delgado

A organização não-governamental (ONG) portuguesa Helpo entregou esta quinta-feira seis salas de aula a uma comunidade de Cabo Delgado, que passa assim a ter ensino secundário.

“Salaué neste momento já tem oitava classe”, graças a seis novas salas inauguradas com a presença de entidades oficiais “e no próximo ano vai ter nona classe”, explicou Carlos Almeida, coordenador da Helpo em Moçambique, citado pela Rádio Moçambique.

As seis salas representam um investimento de 6,5 milhões de meticais proveniente das consignações de 0,5% do IRS pelos contribuintes portugueses.

São salas apetrechadas com 150 carteiras e incluem quatro sanitários, beneficiando cerca de 1.700 alunos numa escola com um total de 24 professores.

“Esta escola teve um aumento de cerca de 20% no número de alunos por acolher deslocados oriundos dos distritos de Cabo Delgado afectados há quatro anos e meio por uma insurgência armada. Do nosso lado sentimos ainda mais força em continuar a apoiar esta comunidade”, sublinhou Carlos Almeida.

O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, cortou a fita e destacou a “qualidade da construção”, numa região frequentemente atingida por intempéries na estação das chuvas (entre Outubro e Abril).

Partilhar este artigo