Heineken perde €400 milhões com a saída do mercado russo

Heineken perde €400 milhões com a saída do mercado russo

A Heineken anunciou, hoje, que vai abandonar os seus negócios na Rússia, antecipando um encargo de 400 milhões de euros. No início deste mês, a gigante cervejeira holandesa disse que suspenderia novos investimentos e exportações naquele país.

Um comunicado da empresa avança que “a propriedade dos negócios da Heineken na Rússia já não é sustentável nem viável no ambiente actual [de guerra]”. A empresa não vai beneficiar de qualquer transferência de propriedade.

No entanto, o documento refere que se espera uma retirada ordeira, uma vez que a empresa continuaria o negócio com operações reduzidas durante o período de transição, para minimizar o risco de nacionalização.

A Heineken produz duas marcas de cerveja na Rússia, a Botsjkarev e Ochota en Tri Medvjedja. A empresa disse que vai garantir os salários dos seus 1.800 funcionários até ao final do corrente ano.

A Rival Carlsberg, proprietária da maior cervejeira russa Baltika, continua a vender cerveja sob a marca Baltika. No início deste mês disse ter iniciado uma revisão estratégica dos seus negócios no país e estava a suspender o fabrico russo da sua marca homónima de cerveja.

Partilhar este artigo