Há moçambicanos entre as vítimas resgatadas numa mina sul-africana abandonada

Há moçambicanos entre as vítimas resgatadas numa mina sul-africana abandonada

Subiu para 78 o número de mortos na mina de Ouro abandonada em Stilfontein, na África do Sul. O número de pessoas resgatadas com vida também subiu para 166. Sabe-se que entre os mineiros ilegais resgatados, 11 são moçambicanos.

Na terça-feira (14), uma publicação da AFP referiu que mais de 20 mineiros ilegais foram resgatados e 15 corpos içados para a superfície de uma mina de ouro abandonada na África do Sul no espaço de dois dias.

“Quinze corpos foram extraídos do poço de ouro de Stilfontein desde o início de uma operação de resgate lançada na segunda-feira, utilizando uma gôndola especializada e um guincho”, disse a porta-voz da polícia sul-africana Athlenda Mathe.

No total, “24 pessoas foram confirmadas como mortas” desde Agosto no local, cerca de 140 km a sudoeste de Joanesburgo, disse o Comissário Nacional Adjunto, Tebello Mosikili.

“Na semana passada, recebemos uma carta do subsolo indicando que havia mais de 109 corpos”, disse à AFP Levies Pilusa, 41 anos, porta-voz dos moradores do município de Khuma.

Não se sabe quantas pessoas ainda se encontram no poço de ouro, que tem quase dois quilómetros de profundidade, mas, segundo a polícia, que conduz uma operação desde Novembro para desalojar os mineiros ilegais, poderão ser várias centenas. Em meados de Novembro, algumas fontes locais apontavam para cerca de 4000.

 

(Foto DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.