Há mais empresas a operar, e muito menos oportunidades de emprego – Standard Bank

O Purchasing Managers’ Index (PMI) compilado pelo Standard Bank e sob tutela da IHS Markit, concluiu que a actividade empresarial em Moçambique manteve-se positiva pelo terceiro mês consecutivo, devido a um aumento significativo da demanda no sector privado. Entretanto, novas oportunidades de emprego continuam muito escassas.

“O indicador PMI desceu para 52,0 em Novembro, contrastando com os 52,1 registados em Outubro, não deixando de indicar uma melhoria das condições de operação em toda a economia do sector privado”, lê-se no documento consultado pelo MZNews.

Este registo, segundo o relatório, é o terceiro melhor desde o início da pandemia da covid-19, que tem vindo a pregar resultados negativos às economias.

O documento refere que os novos negócios tiveram uma rápida e maior expansão no mês de Novembro, relativamente ao mês de Junho, o que levou ao aumento do nível de confiança das empresas.

“Assistiu-se a um crescimento forte dos novos negócios em Novembro – que se prevê continuem a expandir-se ao longo do próximo ano –, mas a um abrandamento do crescimento do emprego”, destaca o documento do Standard Bank.

As novas empresas avaliadas assinalaram que a estabilização dos seus negócios deveu-se ao aumento da sua carteira de clientes, em meio a pandemia.

“A confiança na produção futura cresceu para o nível máximo dos últimos quatro meses”, refere o documento.

No capítulo do índice de pessoas empregadas “a taxa de criação de emprego diminuiu para o valor mais baixo dos últimos sete meses”, o que não significa que houve falta de novas contratações. Pelo que, o maior crescimento nesse aspecto verificou-se não segundo trimestre do ano.

“Embora algumas empresas tenham aumentado a capacidade de mão-de-obra para fazer face ao aumento da procura, outras indicaram que os problemas relacionados com a pandemia deram origem a um número mais baixo de emprego”, lê-se.

A novas contratações registaram diferentes níveis de entradas, com maior destaque para o sector da construção, o comércio por grosso e a retalho e os serviços que registaram um aumento, enquanto a agricultura e o sector industrial registaram um declínio.

O PMI do Standard Bank Moçambique é compilado pela IHS Markit a partir das respostas aos questionários enviados aos directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado.

Partilhar este artigo