O Grupo Nedbank reforçou o seu desempenho financeiro no exercício concluído a 31 de Dezembro de 2024, com os resultados líquidos a aumentarem 8% para R16,9 mil milhões, de acordo com dados divulgados ontem, em Maputo, por esta instituição financeira.
Os resultados líquidos diluídos por acção a aumentarem 11% e a rentabilidade dos capitais próprios (ROE) a robustecer-se, fixando-se em 15,8% face aos 15,1% registados no período anterior, reflectindo um progresso constante rumo às suas metas de rentabilidade.
O Grupo diz que o crescimento dos resultados líquidos foi sustentado por um bom crescimento das receitas em serviços e comissões, por uma redução de imparidades e uma gestão cautelosa dos gastos, compensando assim um crescimento modesto da margem financeira, devido a um crescimento mais lento da carteira de crédito e à pressão sobre as margens.
Os indicadores do balanço permaneceram muito sólidos, permitindo a declaração de um dividendo final de 1.104 cêntimos por acção, um aumento de 8%, com um rácio de pagamento (payout ratio) de 57%.
O CEO do Nedbank, Jason Quinn, salientou que, não obstante o ambiente económico desafiante, o banco alcançou sucessos significativos do ponto de vista estratégico.
“Um dos marcos de 2024 foi a conclusão fundamental da nossa transformação tecnológica através do programa Managed Evolution IT, que resultou numa plataforma tecnológica renovada e moderna. Esta plataforma, juntamente com as nossas capacidades digitais reforçadas, sustentou um forte crescimento digital, métricas de satisfação do cliente líderes de mercado, um aumento sólido no número de clientes principais e níveis mais elevados de venda cruzada de produtos (cross sell).”
“Com a nossa orientação estratégica do portefólio, aumentámos quota de mercado em áreas-chave, como o crédito à habitação, financiamento automóvel, crédito empresarial a prazo e depósitos no segmento de retalho. Continuámos também a progredir na criação de impactos positivos, através da aplicação de R183 mil milhões em financiamentos que apoiam o desenvolvimento sustentável, alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
O aumento de 32% na exposição a energias renováveis, atingindo quase R40 mil milhões, e a adjudicação ao Nedbank de mandatos significativos em energias renováveis no quarto trimestre de 2024 reforçam a nossa posição de liderança neste sector.”
Estas conquistas, entre outras, levaram o Nedbank a ser distinguido como o Banco Sul-Africano do Ano pela prestigiada revista The Banker.
Para reforçar a execução da estratégia do Nedbank, competir de forma mais eficaz no mercado, potenciar a venda cruzada e desbloquear novas oportunidades de crescimento, o banco iniciou uma reestruturação organizacional das suas unidades de Banca de Retalho e Business Banking (RBB, Retail and Business Banking) e de Gestão de Património (Nedbank Wealth), evoluindo para um modelo organizacional mais centrado no cliente, com efeito a partir de 1 de Julho de 2025.
Os volumes e valores das transacções digitais de retalho na África do Sul cresceram 12%. O número de clientes de retalho activos digitalmente aumentou 7%, atingindo 3,1 milhões, representando 70% dos clientes principais de retalho do banco, enquanto os clientes activos digitalmente no NAR (Nedbank Africa Regions) aumentaram de 64% para 72% da sua base total de clientes activos.
Estas inovações digitais sustentam elevados níveis de satisfação dos clientes, como demonstrado pelo Net Promoter Score (NPS) do Nedbank.
O desempenho financeiro do NAR foi impactado por vários factores, sendo os mais relevantes os eventos pontuais e não recorrentes. Os resultados líquidos do NAR, excluindo a reversão da ETI de R175 milhões e o impacto cambial do Zimbabué, registaram um crescimento de 14%, situando-se em R1.619 milhões. Não obstante, com a inclusão desses impactos, os resultados líquidos apresentaram uma redução de 14%.
Os resultados líquidos das subsidiárias na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, Southern African Development Community), excluindo os ganhos cambiais, cresceu 60%. No entanto, quando este impacto é incluído, verifica-se uma descida de 12,1%.
O Nedbank Moçambique teve um contributo significativo para o alcance destes resultados, não obstante as manifestações que tiveram o seu inicio no último trimestre de 2024, desestabilizando o tecido empresarial. Destaca-se a contribuir significativamente (24% dos resultados líquidos, com um crescimento de 38% face ao período anterior) para o crescimento do NAR em 2024. O número de clientes cresceu em 5% e o número de transacções digitais em 13%. Crescimento do Cross Selling em 15%.
Ainda no ano de 2024, o banco foi reconhecido internacionalmente com 4 prémios em 2024, que consideram o Nedbank Moçambique como um Banco Inovador e o melhor Banco Digital em Moçambique.
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