Grupo Absa já investiu mais de 84 mil milhões de Rands em Financiamento Sustentável  

O Grupo Absa publicou o seu mais recente relatório sobre sustentabilidade, alterações climáticas  e princípios da banca responsável, que descreve em pormenor, o seu percurso em matéria de sustentabilidade em 2023.

A estratégia de sustentabilidade do Absa Bank traduz-se no compromisso com a inclusão financeira, a diversidade e inclusão e a acção climática orientada por uma cidadania corporativa responsável. Em 2023, no âmbito do cumprimento dos ODS 1, 2 e 3, o Grupo publicou a sua Declaração Net Zero, que define a sua trajectória para atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050.

O Absa Bank já investiu cumulativamente desde 2021, 84,1 mil milhões de rands em financiamento sustentável tendo atingido mais de 80% da meta de 100 mil milhões de rands do objectivo de financiamento sustentável até 2025.

Nos países onde opera, o Grupo Absa tem abraçado iniciativas cujos efeitos são visíveis na vida e bem-estar da população das regiões. Em Moçambique, em concreto, o Absa Bank tem desenvolvido várias acções que promovem o desenvolvimento sustentável do País.

A nível de inclusão financeira, o Absa desenvolveu um Guia de Literacia Financeira e, com os seus conteúdos, promoveu peças teatrais e radionovelas disseminadas pelas rádios comunitárias em 12 línguas nacionais e com mais de 7 milhões de audiência.

Os projectos Xiquitsi, Ready For Art e Ready to Work têm contribuído significativamente para a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens nacionais, promovendo a igualdade de género (ODS 5) e incentivando o crescimento económico inclusivo e o trabalho digno para todos (ODS 8). O Ready to Work já capacitou mais de 18 mil jovens, desde o seu início, enquanto o Projecto Xiquitsi tem beneficiado 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

No âmbito das acções sobre o clima, o Absa Bank Moçambique inaugurou, por todo o País, uma série de balcões amigos do ambiente através da adopção da energia solar fotovoltaica.

“Reconhecemos o poder que possuímos enquanto instituição financeira para impulsionar o futuro das próximas gerações. O nosso propósito é sustentado pelos valores da nossa empresa e resume a nossa dedicação em ser uma força activa em tudo o que fazemos, reconhecendo a interligação entre o sucesso financeiro e o bem-estar social”, declarou a Directora de Marketing e Relações Corporativas, que inclui as áreas de Cidadania e Sustentabilidade, Tânia Oliveira.

O mais recente feito do Absa como relação ao ambiente e alinhado ao Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 13, diz respeito à assinatura do Memorando de Entendimento com o Parque Nacional de Maputo, que visa promover a conservação ambiental, impulsionar o desenvolvimento comunitário e estimular a criação de redes colaborativas de grande valor.

O Absa espera, com esta parceria, impactar cerca de 180 mil famílias residentes na zona tampão do parque; promover a protecção de mais de 1.700 km² de terra, e incentivar a agricultura sustentável na área.

As iniciativas de inclusão financeira, diversidade, inclusão social, e acção climática, levadas a cabo pelo Absa Bank Moçambique, fortificam o propósito do Absa:

“Empoderando o amanhã de África, juntos …uma história de cada vez”. O compromisso do Grupo Absa e os seus 12 países membros com a sustentabilidade demonstra o empenho num futuro inclusivo e sustentável para toda a sociedade.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.