A mina de grafite de Balama, na província de Cabo Delgado, estreou-se este ano na exportação deste minério para um fabricante de baterias indonésio, que comprou 10 mil toneladas, anunciou a mineradora australiana Syrah, citada pelo jornal Notícias.
De acordo com uma informação divulgada aos mercados pela Syrah, que detém a mina, tratou-se da “primeira venda de grandes volumes” de grafite natural de Balama para a Indonésia, adquirido pela empresa BTR New Energy Materials.
Segundo a Syrah, trata-se do “primeiro grande volume de venda de grafite natural para um participante da cadeia de fornecimento de baterias fora da China”.
“Esta venda a granel segue-se a um envio experimental de contentores de finos de grafite natural de Balama para a Indonésia” no primeiro trimestre de 2024, explica a companhia mineira, acrescentando que esta exportação “é mais um desenvolvimento importante” na estratégia de diversificação de vendas.
A mineradora explica, igualmente, que a empresa BTR New Materials Group está a construir na Indonésia, uma fábrica de baterias de 478 milhões de dólares, “que deverá iniciar a produção em 2024”, prevendo igualmente novas vendas desta mina para a empresa.
A Syrah explicou ainda que as vendas de grafite natural da mina de Balama no primeiro trimestre “foram semelhantes” às do último trimestre de 2023.
Deixe uma resposta