Governo recupera 30 quilos de ouro não declarado na província de Manica

Governo recupera 30 quilos de ouro não declarado na província de Manica

O governo moçambicano recuperou, nos últimos anos, cerca de 30 quilos de ouro não declarado de operadores de mineração na província de Manica.

Em declarações à AIM, o director do Serviço Provincial de Infra-estruturas, Recursos Minerais e Energia de Manica, Silva Manuel, disse que o valor é resultado do trabalho de rastreio desenvolvido pelo sector, com vista ao combate à exploração e contrabando de minerais.

Nos últimos anos, segundo a fonte, a quantidade de ouro produzida na província vem aumentando, graças à declaração de produção das mineradoras.

Mas o ouro também está sendo minerado de forma artesanal por indivíduos, alguns dos quais são estrangeiros, principalmente zimbabuanos. Parte da produção é vendida fora do circuito normal de vendas de minerais.

O rastreamento está possibilitando a recuperação de quantidades de ouro não declarado, o que pode aumentar a receita do Estado.

“Os operadores já estão declarando a quantidade de ouro produzido. Eles estão fazendo isso porque sabem que, mesmo que não declarem, serão descobertos pelo trabalho de rastreamento que o governo vem fazendo. É um trabalho que está dando bons resultados”, disse Manuel.

Como resultado desse trabalho, a produção declarada de ouro aumentou de 400,03 quilos em 2022 para 759,13 quilos em 2023.

“No ano passado, tivemos a maior produção de sempre e, este ano, a província deverá produzir mais de 800 quilos de ouro”, acrescentou Manuel.

“Apesar do trabalho que está sendo feito pelo setor, é necessária a colaboração entre a população e os operadores para acabar com a exploração e venda ilegal de minerais em Manica”, disse.

“Queremos investir para continuar trabalhando no terreno. Mas isso requer meios adequados para que o pessoal técnico esteja no local da mineração. No momento, estamos fazendo apenas duas ou três pesquisas por mês”.

De referir que a mineração é realizada industrialmente por empresas devidamente licenciadas. Mas dados do sector indicam que mais de dez mil mineradores artesanais, tanto moçambicanos quanto estrangeiros, estão extraindo ouro em Manica. (Fonte: AIM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.