O Governo moçambicano anunciou a criação de 94 brigadas multi-sectoriais para intensificar a fiscalização do comércio de produtos fora do prazo e/ou deteriorados, incluindo a especulação de preços e uso de objectos pirotécnicos durante a quadra festiva no país.
Segundo uma publicação do jornal Notícias, que cita o porta-voz da Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE), Tomás Timba, estão em curso acções de sensibilização dos agentes económicos para evitarem infringir a Lei de Defesa dos Direitos do Consumidor e adoptar boas práticas comerciais.
“Nesta quadra festiva, pedimos aos donos de estabelecimentos comerciais que afixem os preços, conservem bem os produtos nas prateleiras, evitem a especulação de preços e atendam o consumidor com cordialidade”, explicou Tomás Timba, numa conferência de imprensa realizada na terça-feira.
A fonte referiu, igualmente, que em todo o território nacional foram inspeccionados este ano 550 mercados, acção que resultou em 54 notificações e 37 autos de notícia lavrados, por diversas transgressões.
“Ao nível dos mercados, foram incinerados produtos avaliados em 25 mil meticais, com destaque para os fora do prazo e deteriorados, uma acção realizada em coordenação com outras entidades”, frisou.
O responsável acrescentou que neste momento, a batata-reno, cebola, o tomate, feijão manteiga e peixe carapau registam uma oscilação de preços, com tendência a subir, devido à dependência das importações.
(Foto DR)
Deixe uma resposta