O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), autorizou a transmissão indirecta da totalidade dos 15% da participação social da Mitsui nas Minas de Moatize para a mineradora Vale.
Segundo uma nota do MIREME, o processo de reestruturação da Vale deverá salvaguardar os postos de trabalho e os direitos das comunidades onde a empresa opera, para além de assegurar a continuidade do cumprimento das obrigações legais e dos contratos de bens e serviços.
“O Governo vai acompanhar a selecção do próximo investidor que deve, por um lado, continuar a cumprir com as suas obrigações sócio-ambientais e, por outro, a identificação de um novo investidor com idoneidade e capacidade reconhecida para conduzir o projecto”, refere a nota.
A transação surge na sequência de um pedido apresentado pela Mitsui para vender a sua participação na estrutura accionista da mina de Moatize, passando a Vale a deter 100% do projecto mineiro.
Esta decisão apresenta-se como o primeiro passo concreto para que a Vale, detentora da totalidade das acções da Mina de Moatize, inicie o processo de desinvestimento no projecto.
Deixe uma resposta