O Governo anunciou hoje a redução dos preços dos combustíveis, justificando a medida com a queda dos preços de aquisição no mercado internacional e com a necessidade de baixar o alto custo de vida que tem provocado manifestações no País.
Com efeitos a partir de amanhã, quinta-feira (20), a Autoridade Reguladora de Energia (ARENE), reitera que esta revisão em baixa do preço dos combustíveis “está relacionada com o comportamento das variáveis consideradas no processo do seu cálculo, principalmente com o custo de aquisição”.
Assim, segundo a entidade reguladora, a partir de amanhã, um litro de gasolina baixa de 86,25 meticais para 85,82 meticais, o petróleo baixa de 87,05 meticais para 69,35, o gasóleo, antes a 91,23 meticais passa para 86,79 meticais e o gás natural veicular reduz de 44,52 meticais para 43,40 meticais.
Contudo, ARENE decidiu manter o preço do gás de cozinha nos 86,05 meticais por quilograma, justificando que este já havia sofrido ajustamento em baixa três vezes consecutivas, sobretudo em Dezembro de 2022, Janeiro e Julho de 2023.
“Os ajustamentos dos preços poderão ter impacto no custo de vida, tendo em conta que o combustível comercializado em Moçambique é um importante factor dinamizador da economia, assim espera-se um efeito de amenização dos outros produtos que usam o combustível como insumo de produção, considerando que o custo dos vários outros produtos estão ancorados e associados aos preços dos combustíveis”, acrescentou a ARENE.
(Foto DR)
Deixe uma resposta