O Governo, através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) anunciou o início da fase de desenho de engenharia de base (FEED, sigla em inglês) do projecto “Rovuma LNG”, na Área 4 da Bacia do Rovuma, com a adjudicação e assinatura de contratos competitivos para engenharia, aquisição e construção detalhada do mesmo.
Segundo o ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, esta fase, que deve durar aproximadamente 16 meses, representando a última etapa antes da tomada da Decisão Final de Investimento (DFI).
“Este é um sinal positivo de que o projecto está a ganhar forma e encorajamos as concessionárias a continuarem a dar passos firmes para a obtenção de custos associados que tornarão o mesmo uma realidade”, disse Carlos Zacarias, na 59.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM-2024) que decorre no município de Marracuene desde esta segunda-feira.
Numa publicação do jornal Domingo, o presidente da ExxonMobil-Moçambique, Frank Kretschmer, afirmou, por sua vez, que a adjudicação e execução dos contratos FEED é um passo significativo para o desenvolvimento do projecto de classe mundial Rovuma LNG.
“Continuaremos a trabalhar com o Governo de Moçambique para maximizar os benefícios que este projeto trará ao povo de Moçambique por muitos anos,” disse Kretschmer.
O projecto Rovuma LNG irá produzir, liquefazer e comercializar gás natural a partir de reservatórios do bloco da Área 4 da Bacia do Rovuma, e inclui a construção de 12 módulos de 1,5 Milhões de Toneladas Ano (MTA) cada.
Espera-se que o desenho modular e elétrico do Rovuma LNG, com módulos pré-fabricados a serem montados em Afungi, aumente a competitividade e a flexibilidade do projecto e o desenho permita reduzir a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE).
(Foto DR)
Deixe uma resposta