A população do distrito de Chongoene, na província de Gaza, retirou os bloqueios das vias públicas após um diálogo com o Governo, que garantiu atender, a curto ou médio prazo às suas preocupações. Os protestos ocorreram devido à falta de água, energia e outros serviços essenciais para a sobrevivência.
Segundo uma publicação da TV Sucesso, durante uma semana e meia, seis localidades do distrito foram afectadas pelos bloqueios, com maior impacto no terminal portuário de Nhapfunhwene, no aeroporto de Chongoene, em Nhacutse, e na Estrada Nacional número 102, que liga Chongoene a Chibuto e Manjacaze.
Diante da pressão popular, o Governo optou pelo diálogo em vez do uso da força. As negociações contaram com a participação de vários parceiros, incluindo a empresa de capitais chineses que explora as areias pesadas de Chibuto e que, segundo os manifestantes, não cumpria suas responsabilidades sociais.
Após as conversações, “a população demonstrou satisfação com os compromissos assumidos”, segundo o administrador do distrito de Chongoene, Artur Macamo.
Com o fim dos protestos, a vida voltou à normalidade. Durante as manifestações, os moradores exigiram maior rapidez na resolução das suas reivindicações relacionadas ao fornecimento de serviços básicos.
(Foto DR)
Deixe uma resposta