Os produtores do sector familiar, no distrito de Chibuto, em Gaza, encaixaram, em pouco mais de três meses, mais de 76 milhões de meticais, da comercialização de 2.178,5 toneladas de castanha de caju, das 3.200 previstas, até ao próximo mês de Março.
O administrador do distrito de Chibuto, Sérgio Moiane, manifestou optimismo quanto ao sucesso da campanha, com mais ganhos para as famílias, porquanto há boas perspectivas para alcançar a meta prevista.
“Este ano a castanha de caju está a ser comercializada a 35 meticais, valor considerado aceitável pelos produtores”, considera Sérgio Moiane, acrescentando que a Mozagri, uma das empresas que opera na cadeia de comercialização da castanha de caju na província, tem se evidenciado no processo de compra.
Citado pelo jornal Notícias, Moiane avançou no âmbito da avaliação do desempenho económico de Chibuto, que no ano passado, que a produção global do distrito de Chibuto foi de oito mil milhões de meticais, contra nove mil milhões em 2022.
“Os sectores que mais contribuíram para tal foram a agricultura, comércio a retalho e pesca”, acrescentou o responsável.
Entretanto, segundo avançou o administrador, o distrito de Chibuto poderá iniciar, a partir do presente ano, as operações de exportação de areias pesadas, para o mercado internacional, facto que se espera que dinamize a economia local.
Deixe uma resposta