Moçambique já arrecadou 40 milhões de dólares norte-americanos de receitas advindas da exploração do gás natural da Bacia do Rovuma, desde o início das exportações em Novembro de 2022.
A informação foi avançada pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, durante a sua auscultação na Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, no quadro da proposta de Lei que cria o Fundo Soberano.
O governante disse citado pelo Notícias que dados avançados representam um incremento da tributação de lucros da exploração dos recursos naturais, tendo em conta que no ano transacto os ganhos foram de pouco mais de 30 milhões de dólares.
Ainda nesta semana, o Presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Estevão Pale, revelou que o projecto de exploração de gás natural estava a funcionar em boas condições.
“Já fizemos 17 embarques de LNG e quatro de condensado. O projecto está a avançar a bom ritmo e penso que sim, está de acordo com aquilo que era previsto” disse durante um evento de assinatura de memorando de entendimento entre a ENH e o Millennium Bim que visava dar apoio as PME’s para que melhor aproveitem as oportunidades de negócio existente na área extrativa.
E é na base deste cenário que o Governo prevê que o valor atinge até ao final do ano 100 milhões de dólares, segundo deu a conhecer Max Tonela.
Deixe uma resposta