A Gapi anunciou um investo de 45 milhões de meticais para a promoção do empreendedorismo, nas zonas rurais da província do Niassa, através do programa INCUBOX – Caixa Aberta, lançado, esta terça-feira, em Maputo.
Com a criação de facilidade de acesso a serviços de capacitação em negócios, mentoria, assistência técnica e recursos financeiros, o INCUBOX pretende, igualmente, desenvolver start-ups em diversos sectores económicos com potencial de desenvolvimento, segundo explicou Rui Miguel Amaral, Director-adjunto de Capacitação e Consultoria Empresarial da Gapi.
Disse o responsável que os primeiros distritos a serem abrangidos pelo projecto serão os de Cuamba, Mecanhelas e Mandimba.
A iniciativa terá a duração de 18 meses e será implementada através de três incubadoras localizadas nos referidos distritos.
O INCUBOX poderá abranger 120 beneficiários, que deverão apresentar propostas de negócios com impacto social e económico. Serão elegíveis ainda propostas que tragam soluções de problemas locais, inovadoras e sustentáveis.